Conheci o Zé Miguel Wisnik numa palestra aqui em Curitiba nos anos 80.
Comprei seu livro O som e o Sentido meses depois... ele vinha numa caixa com uma fita K7 que ainda existe aqui em casa... Lembro que na época, ainda estudante universitária, tive o meu primeiro susto estético abrindo a caixa do livro e colocando a fita pra ouvir. E mergulhei nos sons e nos vários sentidos que aquela provocação estética me propiciou. Devorei o texto. Quase estourei a fita. Meio sem a certeza de ter entendido alguma coisa, eu sabia que tinha gostado daquela sensação curiosa de prazer... percebi que não sabia nada da música do meu planeta, nem da música da minha aldeia. Me senti impelida a questionar muitas coisas, a ampliar o meu repertório e agir de modo a utilizar os sons e os seus sentidos de uma forma mais aprofundada na minha vida. Comecei a ouvir música no motor do ônibus que me levava pro centro da cidade... nas diferentes marchas: melodias... passei a ouvir a vida e a ecologia sonora do meu pequeno mundo e tudo o que nela havia. Fui mais feliz. Foi mais ou menos igual ao dia que coloquei meu primeiro par de óculos... tudo com mais nitidez, com nuances e texturas diferenciadas!
Já voltei inúmeras vezes ao livro e à fita K7... ainda recorro a eles quando necessito, mas agora já tenho outra versão do livro com CD. Recomendo a audição e a leitura. Em tempos digitais encontrei essa preciosidade à disposição:
2 comentários:
Olá!
Acho que devíamos estar nessa mesma platéia...
Também me surpreendi com a facilidade e clareza que o Wiskink tinha em fazer links entre diversos conhecimentos, principalmente na música.
Sou apreciadora também de suas composições tão raras e preciosas. Aí vai um link:
http://www.youtube.com/watch?v=1hx8kxrvfw0&feature=related. Parabéns pelo blog!
Que seja um espaço bem aconchegante!!
Abraço fraterno...Ângela Sasse.
Com certeza Angela... desde aquele tempo nós duas em caminhos paralelos... enfim, agora caminhando juntas!!! é um prazer tê-la como parceira de trabalho e amiga nesta nossa empreitada acadêmica!!! beijão, obrigada pelo link! vous lá!!!
Postar um comentário